Gatos Terapeutas
Bernadette Serra – médicaVersão para impressão | Enviar para e-mail | Comentar
bete
Gatos Terapeutas
A Terapia Assistida por Animais, também chamada de zooterapia ou pet terapia consiste no uso de animais como auxiliadores no tratamento de doenças físicas e mentais em seres humanos. Diversos tipos de animais podem ser utilizados neste tipo de terapia, sendo os mais comuns cavalos e cães, no entanto outras espécies têm sido introduzidas e, entre os animais domésticos, gostaria de destacar os felinos. A independência e autenticidade dos gatos refletem algumas qualidades humanas que, muitas vezes não costumamos reconhecer por estarmos mergulhados em nosso egocentrismo e complexo de superioridade em relação aos demais animais. Geralmente, apreciamos o comportamento servil e adulador que os cães têm para conosco e podemos nos sentir incomodados com a autenticidade dos felinos que só agradam ou recebem carinho quando “estão a fim”. No entanto, admiramos pessoas independentes e autênticas.
Gatos são animais inteligentes, dóceis e podem ser excelentes companheiros.
Para formar um gato terapeuta é necessário antes observar o perfil de personalidade do bichano. Animais muito ariscos ou agressivos não são indicados. É necessário que o gato tenha algumas qualidades como sociabilidade, isto é, gostar do convívio com humanos e também com outros animais, tranqüilidade, afetividade, permitir ser segurado nos braços ou no colo e ser tolerante com mudanças ou alterações na rotina, além de estar em boas condições de saúde, com vacinas atualizadas. Antes de iniciar o trabalho, os felinos são treinados, juntamente com seu dono ou responsável. Durante o treinamento são expostos a barulhos, várias pessoas e manuseio freqüente. Depois são estabelecidas as metas do tratamento e programada uma visita inicial para primeiro contato do bichano com seu cliente
Vale a pena lembrar que o contato com animais traz benefícios não somente a pessoas doentes. Crianças que convivem com animais tendem a serem adultos afetivos, cuidadosos e solidários além de demonstrar preocupação em relação ao meio ambiente Hoje cresce o número de pessoas que buscam animais de estimação como companheiros, a fim de tornar a vida menos estressante e mais agradável. Para quem vive em apartamento, gosta de tudo limpinho e não quer ter muito trabalho para cuidar de um animal, os gatos são uma excelente opção de companhia. Saudações felinas.
Bernadette Serra – médica e mestranda em psicobiologia pela UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário